Gastronomia

Site elege picanha brasileira o ‘melhor prato do mundo’; veja a lista


Por Flipar
freepik vecstock

O ranking, feito a partir de notas de usuários do mundo inteiro, foi divulgado na terça-feira (12/12) e conquistou uma pontuação 4,75 de 5 estrelas.

freepik chandlervid85

O prato brasileiro superou o roti canai da Malásia, um tipo de pão folhado, e o phat kaphrao, prato de carne da Tailândia, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

freepik pvproductions

Outros pratos brasileiros também marcaram presença no ranking das 100 melhores: o vatapá (foto) alcançou a 16ª posição com uma nota de 4,61, o escondidinho ficou em 58º lugar com uma nota de 4,52, e o tutu de feijão ocupou a 93ª posição com uma nota de 4,49.

YouTube/Nandu Andrade

Para criar a lista das melhores comidas, o guia utilizou mais de 270 mil opiniões sobre quase 11 mil refeições.

Divulgação

Além disso, o site apresentou o ranking das cozinhas mais destacadas globalmente, considerando a média das avaliações dos 50 melhores pratos de cada país.

Alyson McPhee Unsplash

A Itália conquistou o primeiro lugar graças a uma avaliação mais alta para a pizza. Já a culinária do Brasil ocupou a 12ª posição. Confira a seguir o ranking completo dos melhores pratos do mundo, segundo o ‘TasteAtlas’:

Reprodução/TasteAtlas

10º) Phanaeng Curry (Tailândia) - É um tipo de curry tailandês vermelho que é espesso, salgado e doce, com um sabor picante de limão makrut.

Facebook Mama-T's Thai recipes & remedies

É feito com uma pasta de curry panang, que é feita com ingredientes como alho, gengibre, pimenta vermelha, tamarindo, leite de coco e limão makrut. A pasta de curry é frita em óleo de coco e, em seguida, adicionada à carne ou vegetais de sua escolha.

Takeaway/Wikimedia Commons

9º) Shashlik (Rússia) - Também conhecido como chachlik, o Shashlik é um prato típico do Cáucaso e da Cultura Eslava, em regiões da Rússia, do Azerbaijão e de outros países da região.

Tengyart Unsplash

Trata-se de um pequeno espetinho de carne (geralmente, de cordeiro), mas, ao qual se podem acrescentar, também, vegetais.

Valters Krontals/Flickr

8º) Tangbao (China) - Tangbao, ou ‘pãezinhos de sopa’, são grandes pãezinhos feitos com uma massa de farinha de trigo, água e fermento, tudo cozido no vapor.

Gisling - Wikimédia Commons

O recheio pode ser feito com carne de porco – também pode ser usado frango, camarão, ou até mesmo tofu –, vegetais, ou uma combinação dos dois. São encontradas diversas variedades, com algumas variações de nomes em várias partes do país.

Another Believer/Wikimedia Commons

7º) Butter Garlic Naan (Índia) - Esse prato é um tipo de pão indiano feito com uma massa fermentada e enriquecida com manteiga e alho. É frequentemente servido com curry, chutneys ou molhos.

freepik

6º) Khao soi (Tailândia) - É um prato do norte da Tailândia, feito com macarrão de ovo, carne, curry e molho de leite de coco. Costuma fazer tanto sucesso, que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo.

Kittitep Khotchalee Unsplash

5º) Guotie (China) - São pastéis chineses recheados com carne, vegetais ou ambos. Eles são geralmente fritos em uma frigideira.

Facebook A Bite of China

O recheio do Guotie pode ser feito com uma variedade de ingredientes, incluindo carne de porco, carne bovina, frango, camarão, cebola, alho, gengibre, repolho, espinafre, etc.

Flickr kattebelletje

4º) Pizza napolitana (Itália) - A pizza napolitana é uma variedade de pizza originária da cidade de Nápoles, Itália. É considerada uma das pizzas mais tradicionais e autênticas do mundo.

Aurélien Lemasson-Théobald

A pizza napolitana é feita com uma massa leve e macia, com bordas altas e crocantes. O molho de tomate é feito com tomates frescos e maduros, e o queijo mozzarella é geralmente usado. Outros ingredientes comuns incluem manjericão, azeitonas e anchovas.

freepik Racool_studio

3º) Phat kaphrao (Tailândia): Também conhecido como ‘stir-fry de manjericão sagrado tailandês’ ou ‘stir-fry de carne com manjericão sagrado’, o phat kaphrao é um prato de arroz frito picante e saboroso popular na Tailândia.

wikimedia commons Takeaway

O prato é feito com carne picada (frango, porco, vaca ou frutos do mar), manjericão sagrado tailandês fresco (kaphrao), pimenta do reino, molho de peixe, molho de soja e outros temperos.

wikimedia commons Bitterschoko

2º) Roti canai (Malásia) - Também conhecido como ‘roti prata’, o roti canai é um prato de pão folhado indiano encontrado em vários países do Sudeste Asiático, especialmente em Brunei, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia.

Flickr secretlondon123

A massa para roti canai é feita com farinha de trigo, água, fermento, açúcar, iogurte e sal. O prato geralmente é servido com curry, molhos ou até mesmo geleias.

freepik

1º) Picanha (Brasil) - Considerado um dos pratos mais famosos do Brasil, a carne de picanha é um corte magro e saboroso, com uma camada de gordura externa que o torna suculento e macio.

Divulgação

Versátil, a picanha é muito comum nos churrascos brasileiros, mas também pode ser servida com arroz, feijão, fritas e farofa.

flickr FotoosVanRobin

Veja Mais