Mundo

As mais belas igrejas da Itália


Por Flipar
Iafiguradelpadre Congreso wikimedia commons

Catedral de Milão - Uma das mais célebres construções góticas da Europa. Tem 157m de comprimento por 109m de largura, com 136 pontas de mármore. Tem 5 naves com até 45m de altura. Sua construção começou em 1386 e só foi finalizada em 1813.

Jiuguang Wang wikimedia commons

Basília Superga - Turim - Construída entre 1717 e 1731, no topo da colina de Superga. Foi encomendada por um nobre, em memória à vitória sobre tropas francesas que cercaram a colina em 1706.

Rollopack wikimedia commons

Igreja de Santo Inácio de Loyola - Roma - Dedicada ao santo fundador da Companhia de Jesus. Construída entre 1626 e 1650, funcionou inicialmente como capela anexa à Universidade Romana.

Tetrakys wikimedia commons

Catedral de Santa Maria del Fiore - Florença - Uma das mais famosas igrejas do mundo, conhecida pela inconfundível cúpula redonda de 54m de altura. A igreja tem 153m de comprimento por 90m de largura. Construída entre 1296 e 1436. A fachada tem mosaicos de mármore coloridos em estilo neogótico.

Rnt20 wikimedia commons

Basílica de Santa Croce (Santa Cruz) - Florença - Igreja franciscana, é uma das principais basílicas do mundo. Inaugurada em 1294. Apelidada de Panteão das Glórias Italianas porque nela estão os túmulos de ilustres italianos: Michelangelo, Galileu, Maquiavel e Rossini.

Bruno Barral wikimedia commons

Santuário de Santa Maria da Ilha - Tropea - A cidade litorânea fica na Calábria. E o santuário foi erguido no alto de uma rocha gigantesca à beira do mar. Construída entre os séculos VI e IX, era um mosteiro.

Walter Della Schiava wikimedia commons

Catedral de Santa Maria Assunta - Asti - Inaugurada em 1132. É a maior igreja em Piemonte e importante exemplo de arquitetura gótica no norte do país.

Maltoni Elio wikimedia commons

Capela Scrovegni - Pádua - A igreja é pequena, de aparência modesta, mas possui afrescos do artista plástico Giotto, feito entre 1304 e 1306, que é uma das mais importantes obras-primas da arte no Ocidente. Os afrescos são Patrimônio Mundial (Unesco).

Andrea Piroddi wikimedia commons

Catedral de Palermo - Dedicada à Assunção da Virgem Maria. Construída em 1185 na área onde ficava uma basílica bizantina anterior.

Gabriele Giuseppini wikimedia commons

Catedral de Lecce - Dedicada à Assunção da Virgem Maria. Construída em 1144, passou por reforma em 1230 e 1659. Tem 12 capelas laterais, cada um dedicada a um santo.

Lupiae wikimedia commons

Igreja da Santissima Annunziata - Vico Equense - Construída entre 1320 e 1330. A igreja é famosa por sua localização em um promontório rochoso, com vista para o mar, a Baía de Nápoles e o Monte Vesúvio.

Amadalvarez wikimedia commons

Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza - Roma - Construída entre 1642 e 1660 em estilo barroco. Tem uma lanterna em forma de saca-rolhas que é atração.

Domínio público

Catedral de Noto - Fica na Sicília. É dedicada a São Nicolau. Começou a ser erguida no início do século XVIII, na reconstrução da região após o terremoto devastador de 1693. Foi concluída em 1776.

Federico Alfio Maria Vinci wikimedia commons

Catedral de Orvieto - Sua construção começou em 1290 e durou três séculos, com um estilo que evolui do românico para o gótico. Sua fachada é decorada por mosaicos de ouro.

Livioandronico2013 wikimedia commons

Arquibasílica de São João de Latrão - É a catedral de Roma. A mais antiga entre as cinco basílicas papais no mundo e a mais antiga igreja do Ocidente (inaugurada em 324). Tem estilo barroco.

Martin Falbisoner wikimedia commons

Catedral de Siena - Construída entre 1215 e 1263, tem uma lanterna na cúpula que foi projetada por Bernini, um dos mais prestigiados artistas plásticos da história. A fachada representa profetas, filósofos e apóstolos.

Myrabella wikimedia commons

Basílica de Santo Antônio de Pádua - Construída entre 1234 e 1238, tem uma mistura de estilos em que predominam o gótico e o românico. Suas cúpulas revelam a influência bizantina. O interior tem altares renascentistas e barrocos.

Didier Descouens wikimedia commons

Catedral de San Lorenzo - Gênova - Erguida em 1118 em estilo românico, foi destruída pelo fogo em 1296 e passou por restauração até 1312. Aos poucos, recebeu decorações e novas reformas.

Jensens wikimedia commons

Basílica de Santa Anastásia - Verona -Igreja da Ordem Dominicana situada na parte velha de Verona, perto da Ponte Pietra, que atravessa o rio Adige. Construída entre 1280 e 1400.

David Monniaux wikimedia commons

Basílica de São Marcos - Veneza - Uma das igrejas mais famosas do mundo, tem arquitetura bizantina. Construída na Praça de São Marcos, ao lado do Palácio dos Doges entre 1071 e 1617. Os Cavalos de São Marcos, na fachada, são réplicas dos originais, que estão guardados.

Nino Barbieri wikimedia commons

Catedral de Nápoles - Idealizada pelo rei Carlo I d'Angiò, que morreu em 1285 sem vê-la concluída. Dedicada ao padroeiro da cidade, São Januário. Fica acima de catacumbas que contêm vestígios de antigas civilizações grega, romana e cristã.

Berthold Werner

Basílica de São Francisco - Assis - Igreja-mãe da Ordem Franciscana e Patrimônio da Humanidade (desde 2000). Nela estão os restos mortais (relíquias) do santo. Teve o teto danificado por terremoto em 1997 e passou por restauração.

Georges Jansoone wikimedia commons

Catedral de Módena - Uma das igrejas de arte românica mais importantes da Europa. Patrimônio Mundial da Humanidade. A fachada tem relevos notáveis de figuras bíblicas.

I Sailko wikimedia commons

Catedral de Sant'Andrea - Amalfi - Dedicada ao apóstolo Santo André, cujas relíquias estão na igreja. Construída entre os séculos IX e X, associando os estilos árabe, gótico, renascentista e barroco.

Pedro Mondejar wikimedia commons

Catedral de Pisa - Inaugurada em 1092. Dedicada à Virgem Maria. Igreja em estilo românico toscano. Forma com a Torre de Pisa o Complexo Arquitetônico Piazza dei Miracoli. Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Tetrakys wikimedia commons